Objetivos:
-desenvolver
o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.
-utilizar
corretamente os sinais de pontuação específicos do diálogo.
-avançar
no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da
leitura e da escrita convencional;
Conteúdos:
-Práticas
de Leitura e escrita;
-Apropriação
do Sistema de Escrita;
-
Pontuação de diálogo
-Construção
de gráfico
Livro: Os
monstros exigentes, de Regina Drummond.
Aula 1-Conversação:
Vocês têm medo de monstros? Onde vivem? O que é um monstro?
Mostrarei a capa do livro e perguntarei
o que é exigir, e o que acham que os monstros exigirão na história.
Leitura da história “Os monstros
exigentes” (coleção Histórias de medo), de Regina Drummond.
Conversação: Onde se passa a história?
Quem aparecia no quarto de Heros toda noite? O que os monstros e Heros faziam?
Conversarei com os alunos sobre o fato
de o personagem Heros conversar com os monstros toda noite e que poderíamos
chamar isso também de diálogo, que se trata da conversa entre duas ou mais
pessoas.
Entregarei aos alunos um excerto do
texto do livrocom um diálogo. Após a leitura, conversaremos sobre os sinais de
pontuação utilizados, se os conhecem e qual sua função.
Os alunos terão como atividade circular
no texto o sinal que indica que alguém vai falar e sublinhar o sinal que indica
que alguém está falando. Após pintarão as falas do personagem Heros de azul e
do monstro de amarelo.
Aula 2- Lerei
novamente para os alunos a história ”Os monstros exigentes” Após, entregarei a
eles outro excertodo texto com diálogo. No entanto, sem os sinais de pontuação
do diálogo (travessão e dois pontos) e os alunos deverão colocá-los.
Na mesma aula os alunos criarão, com
materiais reutilizáveis, seus monstros, e após apresentarão aos colegas da
turma.
Aula 3- Faremos
uma votação para escolher os dois monstros que serão protagonistas da atividade
seguinte. Depois da votação, transformaremos os resultados em um gráfico, e o
analisaremos.
A turma criará coletivamente, tendo a
professora como escriba, um diálogo entre os dois monstros da história
escolhidos pela turma.
Aula 4- Os
alunos em duplas, criarão e escreverão um diálogo entre seus dois monstros
criados com material reutilizável.
Por fim, os textos serão expostos em um
mural na escola, juntamente com os monstros criados pelos alunos.
REFERÊNCIA:
DRUMMOND, Regina. Os monstros exigentes. Coleção histórias de medo. São Paulo:
Rideel, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário