Rata Criativa

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Sequência didática: Dialogando com montros






Objetivos:
-desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.
-utilizar corretamente os sinais de pontuação específicos do diálogo.
-avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional;
Conteúdos:
-Práticas de Leitura e escrita;
-Apropriação do Sistema de Escrita;
- Pontuação de diálogo
-Construção de gráfico
Livro: Os monstros exigentes, de Regina Drummond.
Aula 1-Conversação: Vocês têm medo de monstros? Onde vivem? O que é um monstro?
Mostrarei a capa do livro e perguntarei o que é exigir, e o que acham que os monstros exigirão na história.
Leitura da história “Os monstros exigentes” (coleção Histórias de medo), de Regina Drummond.
Conversação: Onde se passa a história? Quem aparecia no quarto de Heros toda noite? O que os monstros e Heros faziam?
Conversarei com os alunos sobre o fato de o personagem Heros conversar com os monstros toda noite e que poderíamos chamar isso também de diálogo, que se trata da conversa entre duas ou mais pessoas.
Entregarei aos alunos um excerto do texto do livrocom um diálogo. Após a leitura, conversaremos sobre os sinais de pontuação utilizados, se os conhecem e qual sua função.
Os alunos terão como atividade circular no texto o sinal que indica que alguém vai falar e sublinhar o sinal que indica que alguém está falando. Após pintarão as falas do personagem Heros de azul e do monstro de amarelo.

Aula 2- Lerei novamente para os alunos a história ”Os monstros exigentes” Após, entregarei a eles outro excertodo texto com diálogo. No entanto, sem os sinais de pontuação do diálogo (travessão e dois pontos) e os alunos deverão colocá-los.
Na mesma aula os alunos criarão, com materiais reutilizáveis, seus monstros, e após apresentarão aos colegas da turma.

Aula 3- Faremos uma votação para escolher os dois monstros que serão protagonistas da atividade seguinte. Depois da votação, transformaremos os resultados em um gráfico, e o analisaremos. 
A turma criará coletivamente, tendo a professora como escriba, um diálogo entre os dois monstros da história escolhidos pela turma.

Aula 4- Os alunos em duplas, criarão e escreverão um diálogo entre seus dois monstros criados com material reutilizável. 
Por fim, os textos serão expostos em um mural na escola, juntamente com os monstros criados pelos alunos.

REFERÊNCIA: DRUMMOND, Regina. Os monstros exigentes. Coleção histórias de medo. São Paulo: Rideel, 2005.




Nenhum comentário:

Postar um comentário