Cidades: espaços públicos e privados
Toda cidade está dividida entre os espaços públicos e os privados. Os espaços públicos são os lugares administrados pelo governo e pertencem à população, são exemplos de espaços públicos: as praças, as ruas, os parques, as avenidas.
Os espaços privados pertencem a alguém, como pessoas ou empresas. São exemplos de espaços privados: casas, lojas comerciais, escolas particulares, Shopping Centers. Geralmente, os espaços privados ou particulares são mantidos pelos proprietários, eles cuidam e fazem a manutenção para a sua preservação.
Os espaços públicos são de responsabilidade do governo; as prefeituras, por exemplo, cuidam das praças, fazendo a manutenção dos bancos e dos jardins.
Mas quem ajuda a preservar e cuidar dos espaços públicos? A população é a responsável por manter os espaços públicos preservados. Entretanto, muitas pessoas contribuem para a destruição desses espaços, muitos monumentos são pichados e destruídos por essas pessoas.
Existem também espaços públicos que possuem horários de funcionamento, como escolas, museus, bibliotecas, parques, instituições públicas de serviços à comunidade (bancos, postos de saúde), os cidadãos somente podem utilizar esses espaços dentro dos horários de funcionamento. Ao contrário das ruas, das praças, que são espaços públicos, mas que não possuem horários de funcionamento.
Adaptação do texto retirado do site:http://www.escolakids.com/cidades-espacos-publicos-e-privados.htm
Complete:
a) Os espaços públicos são mantidos pelo __________________ e pertencem à _______________________.
b) Os espaços privados pertencem a __________________ ou ________________.
Relacione as colunas:
( 1)Público ( ) casa
( ) loja
( )praça
( 2)Privado ( )biblioteca municipal
( )Posto de saúde
( ) Escola particular
( )Escola pública
Nenhum comentário:
Postar um comentário